Mila e Firmino voltam ao palco e, desta vez, com convidados. Juntos desde 1996, este casal nunca parou de maldizer a condição do que é ser português, sempre com muito humor. Nu Meio ComVida é uma nova versão para estrear no São Luiz a 29 de abril.
NU MEIO poderia ser uma história poética de um casal tipicamente português formado por Mila (Filipa Francisco) e Firmino (Bruno Cochat). Mas, neste espetáculo, a dupla transporta-nos para o politicamente incorreto, sem freio e sem medo. Constituído por recolhas no tempo e no contexto da apresentação, o diálogo entre as personagens é cheio de sal e pimenta, mas também de lugares-comuns, de palavras que explicam encontros e desencontros, de risos estridentes e de cânticos de igreja transformados em opereta. Donatello Brida, com o seu acordeão, faz o acompanhamento musical.
NU MEIO estreou a 29 de abril de 1996, no Dia Mundial da Dança e, em 2025, comemora 29 anos. Para celebrar esta efeméride, Filipa Francisco e Bruno Cochat conceberam uma nova versão: NU MEIO ComVida, para o Teatro São Luiz, que estreará a 29 de abril.
Em cada dia de apresentação, a primeira parte do espetáculo será realizada por uma pessoa diferente. O convite foi dirigido a seis artistas da mesma geração da dupla e representantes da Nova Dança Portuguesa: Carlota Lagido, Félix Lozano, Sílvia Real, Sónia Baptista e Margarida Mestre & Miguel Pereira (M&M’s).
No dia 29 de abril, Carlota Lagido apresenta notforgetnotforgive, uma performance de 1999 onde reflete sobre memória, esquecimento e perdão. Recusando a amnésia e fazendo uso de estratégias de recuperação dessa memória, Carlota Lagido, toma uma posição política na qual não há lugar para o perdão.
No dia 30 de abril, é a vez de Félix Lozano apresentar La Guasa. Tendo como referência o flamenco, no qual “la guasa” é a parte das brincadeiras, as piadas ou as partidas, Lozano propõe um olhar sobre o passado, com quatro palavras chave: reencontrar, reorganizar, reviver e reaprender.
A 2 de maio, Sílvia Real apresenta Concerto n.º 2 para Nu Meio, no qual celebra os 29 anos da peça.
Com a participação especial da guitarrista Ana Sofia Sequeira, Sílvia Real interpreta velhas canções em novas versões.
A 3 de maio, Sónia Baptista apresenta I call her will, uma deambulação, pessoal, por algumas obras de William Shakespeare. Escolhidas por um critério: “pele”, “intuição”, recorre também a notas e reflexões de outras mulheres sobre a obra de Shakespeare para propor uma pequena viagem, reflexo de vontade crítica.
No domingo, 4 de maio, Margarida Mestre & Miguel Pereira, apresentam M&M’s - now and ever. Nascida nos anos 90, num underground alternativo, a dupla M&M’s festeja em 2025 as bodas de prata. Canções com músicas “catrapiscadas” de outros e letras que mandam às urtigas convenções do movimento woke, acompanhadas de coreografias fenomenais, são a sua proposta.
Depois desta apresentação, segue-se Nu Meio e, às 17h, um Chá Dançante, abrilhantado pelos Dj’s Filippo Lippi & Ivan Carlo, para terminar em beleza as comemorações.
Local
São Luiz Teatro Municipal – Sala Mário Viegas
Datas e Horários
29 abril | 19h30: Carlota Lagido + NU MEIO – Comprar bilhete
30 abril | 19h30: Félix Lozano + NU MEIO – Comprar bilhete
2 maio | 19h30: Sílvia Real + NU MEIO – Comprar bilhete
3 maio | 19h30: Sónia Baptista + NU MEIO – Comprar bilhete
4 maio | 16h00: M&M’S – Margarida Mestre & Miguel Pereira + NU MEIO – Comprar bilhete
Chá Dançante com Dj’s Filippo Lippi & Ivan Carlo (após espetáculo, entrada livre sujeita à lotação. Bilhetes disponíveis no próprio dia na bilheteira do Teatro a partir de uma hora antes do evento [até 2 por pessoa])
Preço
5€ (sem descontos) | Abrangido pelo Passe Cultura - disponível apenas na bilheteira do Teatro
Classificação etária
M/06
Agenda
Future events and interventions
Vídeos
Documentários, performances e entrevistas
Cultura em Expansão, Dezembro 2022
com a participação dos DJs Filippo Lippi & Ivan Carlo
Datasheet
Criação, interpretação e figurinos: Bruno Cochat e Filipa Francisco
Música ao vivo: Donatello Brida
Apoio coreográfico: Félix Lozano
Artistas convidados: Carlota Lagido, Félix Lozano, Sílvia Real, Sónia Baptista e Margarida Mestre & Miguel Pereira (M&M’S)
DJ's: Filippo Lippi & Ivan Carlo
Direção técnica: Joāo Chicó
Assessoria de imprensa: Levina Valentim
Design e comunicação: Eduardo Quinhones Hall
Produção e difusão: Mundo em Reboliço
Agradecimentos: Ana Borralho
Co-produção: Mundo em Reboliço e São Luiz Teatro Municipal
© Associação Cultural
Mundo em Reboliço 2022.
Todos os direitos reservados.
A Mundo em Reboliço é uma estrutura financiada por:
UNIDXS PELO PRESENTE E FUTURO DA CULTURA EM PORTUGAL