Que dança nasce do encontro entre Cunningham, fandangos e viras? E que música pode uma tocata improvisar ao som de drones, quebrantos e galinhas?
A coreógrafa Filipa Francisco apaixonou-se pelas danças tradicionais na Palestina e, desde 2011, criou espectáculos com mais de trinta ranchos folclóricos em Portugal, País de Gales e Brasil. Este livro conta a história dessa Viagem e reflecte sobre como a diversidade cultural, e a democracia, se reforçam neste dar e receber. Inclui ainda, via qrcode, os melhores momentos da banda-sonora de António-Pedro, recriada pelos músicos em cada espectáculo.
O livro e o disco contam a história d’A Viagem e refletem sobre como a diversidade cultural e a democracia se reforçam no dar e receber que tem sido este projeto.
O livro é bilingue, português/inglês. Tem textos de Filipa Francisco, dos presidentes dos grupos de dança tradicional de Torredeita, Corredoura e Arganil, José Pereira, Henrique Macedo e Graça Moniz, respetivamente, de António-Pedro, compositor e cocriador do espetáculo, e ainda do etnomusicólogo Domingos Morais, da programadora cultural e diretora da Materiais Diversos, Elisabete Paiva e de Daniel Tércio, professor, investigador e crítico de dança.
O álbum é um LP duplo em vinil, gravado ao longo de dez anos, com elementos de cerca de quinze grupos em diversos locais de Portugal, no País de Gales e no Brasil. Nele constam os melhores momentos da banda sonora de António-Pedro, cocriada pelos músicos em cada espetáculo. Este vinil representa um importante arquivo sonoro do espetáculo e também ele assenta na união entre tradicional e contemporâneo.
O livro e o álbum poderão ser comprados em conjunto ou em separado. O livro inclui um QR Code para permitir a quem não comprar o álbum ter acesso às músicas.
A edição tem o apoio da DGArtes e é dedicada ao povo palestiniano e à Palestina, o país onde a viagem começou.
Agenda
Future events and interventions
Imprensa
Entrevista Filipa Francisco, António-Pedro e Lino Pereira
Entrevista Filipa Francisco, António-Pedro
Datasheet
Textos:
António-Pedro, Daniel Tércio, Domingos Morais, Elisabete Paiva, Filipa Francisco, Graça Moniz, Henrique Macedo e José Pereira.
Tradução para inglês:
Miguel Cardoso
Fotografias:
Andreia Salame, Anas Murra, António-Pedro,
Iwan Datrys, João Peixoto, José Alfredo, Pietro Romani
Outras imagens:
Frames do filme Mississipis, de António-Pedro
Design gráfico:
Carolina Aidos
Revisão e coordenação editorial:
Oriana Alves
Apoio à produção editorial:
Levina Valentim
Produzidos em coedição Mundo em Reboliço, Companhia Caótica e editora BOCA, com o apoio da Direção-Geral das Artes.
© Associação Cultural
Mundo em Reboliço 2022.
Todos os direitos reservados.
A Mundo em Reboliço é uma estrutura financiada por:
UNIDXS PELO PRESENTE E FUTURO DA CULTURA EM PORTUGAL